Oportunidade, incentivo e reconhecimento. Essas foram as palavras usadas pela aluna Beatriz Mendes ao descrever como foi sua participação no Projeto Aluno Integrado, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A estudante do IFC Araquari foi um dos cinco alunos-destaque dentro do projeto, convidados a descrever suas experiências com o curso durante o evento de encerramento, que aconteceu dia 7 de março, em Florianópolis.
Criado no ano de 1997, o Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), e tem como tema central “educação e tecnologia para um mundo melhor”. Esta iniciativa visa levar cursos semipresenciais aos alunos do Ensino Médio e Ensino Médio Técnico. Nessa modalidade, 80% das atividades foram realizadas pela Internet e, no restante do tempo, foi utilizado um dos laboratórios do câmpus para que o instrutor credenciado orientasse os alunos do IFC.
⋅
Destaque: resultado de dedicação
Beatriz foi selecionada dentre outros 600 participantes do projeto Aluno Integrado, participou da cerimônia de encerramento, recebeu sua premiação e conheceu a UFSC, juntamente com os demais premiados. Os estudantes-destaque, acompanhados de seus pais, foram convidados a passar um dia na Universidade.
A estudante do IFC Araquari está no segundo ano do curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio. Além das atividades em período integral (manhã e tarde) no IFC, Beatriz Mendes ainda completou o curso Aluno Integrado com méritos e faz aulas de língua inglesa à noite, almejando a carreira na área de relações internacionais, graduação que pretende cursar na UFSC, após o Ensino Médio.
Com dedicação e foco em seus objetivos, Beatriz falou sobre seu desenvolvimento durante o curso, o incentivo dos pais e professores e como a experiência foi válida para sua formação. “Ser aluna destaque, ter créditos por nosso esforço, é mostrar o reconhecimento dos professores e da Universidade pelo nosso empenho durante o curso, foi emocionante. Eu dedicava minhas sextas-feiras, meu único horário livre na semana, para deixar todas as atividades em dia. Esse destaque me fez querer almejar mais”, reforçou Beatriz Mendes.
São iniciativas como essa que estão fazendo a diferença na vida de jovens do Ensino Médio, jovens que buscam mais conhecimento e oportunidades para seu desenvolvimento pessoal. Motivar os alunos para o aprimoramento tecnológico é mais uma forma de preparar os alunos para o futuro.